PRATICA
DE LEITURA E ORALIDADE (compreensão)
(30 min)
Texto base: O pote de melado
Fazer perguntas sobre
quais palavras tem sons parecidos.
Objetivo: leitura de memória, oralidade e reconhecimento de palavras.
Aquisição
da Escrita
(30 min)
Análise fonológica e
estrutural das palavras
Faça as perguntas como, qual letra devo usar
no inicio,quantas vou precisar, tem letras repetidas? Faça no máximo 4 palavras
junto com eles no quadro coletivamente. Depois leia as palavras e enfatize os
sons fazendo eles perceberem a semelhança e entendendo o que é rima.
Objetivo: composição
das palavras e reconhecimento de palavras que rimam.
Escrevendo do Seu
Jeito (30 min)
Orientações
metodológicas: Antes de iniciar
essa atividade pergunte que animais apareceram no texto, suas características,
como vivem. Depois oriente a escrita dos nomes.
Objetivo: escrita espontânea dos nomes dos animais que aparecem no texto.
Objetivo: escrita espontânea dos nomes dos animais que aparecem no texto.
SEGUE ABAIXO O TEXTO E DICAS DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM A TURMA:
texto: o pote de melado
texto: o pote de melado
O gato falou:
- Vem, rato.
O rato falou:
- Vem, pato.
O gato falou:
- Vamos comer melado.
- A vovó vem aí! – falou o pato.
E o gato pulou na lata,
o rato pulou no bule,
o pato pulou na panela.
A vovó viu o rabo do gato.
Viu o rabo do rato.
Viu o rabo do pato.
A vovó pegou o gato pelo rabo.
Pegou o rato pelo rabo.
Pegou o pato pelo rabo.
E a vovó deu, para eles, um pote de
melado.
sugestão de atividades:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Volte sempre!